O virtual






Quando inicio um bate-papo sobre o assunto, sinto que as pessoas sabem o que é... mas quando começam olhar para cima, ficar agitadas,  mexer nas mãos, percebo o quanto é difícil a definição. Segundo Lévy no livro O que é virtual: “No uso corrente, a palavra virtual é empregada com frequência para significar a pura e simples ausência de existência” Ué, mas meu grupo existe, os innovators falam comigo, numa linguagem e termos um pouco desconhecidos, confesso. Porque naquele Allo da google rola debate sobre ferramentas e experimentos que juro, não dou conta da pesquisa para acompanhar o debate.
Os innovators são incríveis, todos tem superpoderes, especiais, seres inovadores, está certo... mas dizer que eles tem ausência de existência???? Está certo que debatem realidade virtual, experimentam outros espaços no Maps, e tentam sempre inventar algo que ninguém nunca inventou, mas eu sinto que eles existem!
O ser humano tem necessidade da conexão, da comunicação, do pertencer e fazer parte: digo alo todos os dias, e eles me ouvem, e respondem, e gostam do que eu gosto, e isso me faz bem, porque eu pertenço. Pertenço ao grupo de innovators. Lévy explica que uma comunidade virtual pode organizar-se sobre uma base de afinidade por intermédio de um sistema de comunicação: “Apesar de não-presente, essa comunidade está repleta de paixões e de projetos, de conflitos e de amizades”
Amizade? Mas alguns eu nunca vi! É verdade, mas estamos juntos... ainda Lévy: “A sincronização substitui a unidade de lugar, e a interconexão, a unidade de tempo”. Somos amigos e ponto, estamos já ligados e talvez sejamos a famosa inteligência coletiva tão comentada pelo escritor.

Não estamos reunidos no mesmo prédio, mas temos uma causa, lutamos por um objetivo em comum. “Virtualizar uma entidade qualquer consiste em descobrir uma questão geral à qual ela se relaciona, em fazer mutar a entidade em direção a essa interrogação”. Temos muitas interrogações, muitas ansiedades, e muitos muitos muitos projetos, 36 projetos que se multiplicam, por que os projetos deles são meus também! Alguém falou em prédio? Ahhhh para Lévy o encontro é a atualização, é o real, e este momento está próximo! Ahhh 07 de dezembro, neste dia não estaremos no Allo, ou whats, no Hangouts ou qualquer espaço virtual. Nosso encontro será real, os mais novos innovators em conexão real... 

Comentários

  1. Belo texto e que tratou com fidelidade este momento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Esse éo espírito da "coisa"!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um prazer ir te conhecendo... Nos vemos lá!

    ResponderExcluir
  4. Cris, lindo texto! Acho que nunca estive tão ansioso por uma experiência como a que vamos ter presencialmente na academia...e a ansiedade só é maior porque nossas interações virtuais tem mostrado que essa galera é única! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, lindo texto! Acho que nunca estive tão ansioso por uma experiência como a que vamos ter presencialmente na academia...e a ansiedade só é maior porque nossas interações virtuais tem mostrado que essa galera é única! ;-)

      Excluir
  5. Lindo texto, Cris! Tenho certeza que nosso encontro será maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Emocionante, Cris!! Texto belíssimo! Parabéns! Nos conheceremos pessoalmente em breve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SED

Brasil Sul Informática